Como criar codorna

As codornas são aves de pequeno porte, quietas e tranquilas, o que facilita sua criação em casa. São poedeiras que iniciam a fase de postura quando atingem de 50 a 60 dias.

Se você está pesando em criar codornas, temos algumas dicas importantes para lhe dar:

  1. Pense bem antes de decidir. Apesar de sua criação ser considerada relativamente fácil, você terá que dedicar um tempo (de acordo com a quantidade) para limpar as gaiolas, alimentar, trocar água, recolher os ovos e ficar atento a saúde das codornas.
  2. Você vai precisar de espaço, de acordo com a quantidade que pretende criar, para pendurar as gaiolas. Existem gaiolas específicas para codornas. É muito importante manter os dejetos afastados das aves para evitar doenças.
  3. Escolha um local bem arejado, com luminosidade, mas ao mesmo tempo, protegido de chuvas, vento forte e fora do alcance dos predadores.
  4. Nos períodos de inverno e outono, provavelmente você vai precisar de luz artificial, em volta das gaiolas, para manter a produção de ovos. Para a produção de ovos são necessárias quinze horas de luz por dia
  5. Decida se sua criação de codorna será para consumo familiar ou para comércio. Baseado nesta decisão você vai saber quantas aves serão necessárias para iniciar sua criação.
  6. Escolha espécies poedeiras, como por exemplo a Coturnix, que são conhecidas também como codornas japonesas. Seus ovos são um pouco maiores e a partir de oito semanas já põe um ovo por dia.
  7. O melhor local para adquirir as aves são os criadores ou lojas especializadas, assim você já vai comprar as que já estão adaptadas com o clima.
  8. Geralmente na primavera a oferta destas aves é maior e o preço mais acessível nas lojas agropecuárias e mercadorias para fazendas.
  9. É recomendado que para 1 macho tenha 2 fêmeas. Os machos devem ser mantidos separados, pois juntos (na mesma gaiola) o dominante vai matar os outros para que somente ele acasale.
  10. Compre uma ração de qualidade, principalmente para os mais novos
  11. A água precisa ser trocada diariamente ou até mais de uma vez por dia.
  12. Você pode usar palha para forrar as gaiolas, mas terá que trocar diariamente para evitar que as aves sejam contaminadas pelos dejetos que são ricos em amônia e podem provocar doenças.
  13. Quando as aves começarem a pôr os ovos, ajuste a alimentação. Existem misturas apropriadas para esta fase que são encontradas em lojas de ração.

Aprenda como criar codornas botadeira passo a passo:

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como criação de codornas, espero que estas dicas tenham sido úteis e te ajudem para começar sua própria criação em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *